Permutabilidade

27 07 2010

As pessoas vão se transformando ao longo da vida e os espaços que as abrigam deveriam acompanhar essa tendência. O termo Permutabilidade vem sendo empregado no ramo moveleiro para designar móveis flexíveis e multifuncionais, muitas vezes, porém, de forma incorreta.

Primeiramente é importante deixar claro o que é um móvel multifuncional. Este termo é definido como a intercalação de funções em uma mesma área, ou seja, um móvel deve simultâneamente oferecer mais de uma função sem que o usuário precise modificar sua configuração. Em segundo lugar, é importante esclarecer o que se entende por flexibilidade. Em móveis, pode-se dizer que consiste na possibilidade de atender a uma função de diferentes formas, possibilidade de prover diferentes usos, liberar espaços, etc. É comum no entanto, que o significados desses termos sejam confundidos, pois essas características são simbióticas, a multifuncionalidade gera a flexibilidade que pode ser obtida pela modulação e porque não, pela permutação.

Mas afinal o que é permutabilidade aplicada ao mobiliário? Primeiramente pode-se afirmar que todo móvel permutável é flexível e multifuncional, pois precisa oferecer no mínimo duas diferentes funcões, e para isso faz uso da flexibididade no móvel (uso de rodízios, regulagens, articulações…), para permitir que o usuário possa mudar a configuração do mesmo e fazer uso das outras funções. Pode-se afirmar também, que nem todo móvel flexível ou multifuncional é permutável.

Assim, conclui-se que um móvel permutável é todo aquele que mudando sua configuração, prove outra função.

Com isso mostro o exemplo da Resource Furniture, empresa italiana especializada em móveis para economia de espaço.

(via: designontherocks)

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

28 07 2010
Bruno

Perfeito, mobilidade principalmente para aqueles que provem de pouco espaço e carecem de dinamismo em seu dia a dia. Devo acreditar que o custo para se ter o mesmo, deva ser condizente com sua praticidade, isto é, provavelmente tenha um custo bem elevado. Se houvesse a possibilidade, adequaria minha casa a receber estes móveis, ou será, que seria os móveis que se adequariam a minha casa…

31 07 2012
Laurindo Bertalha

Perfeito, principalmente pra quem deduz o óbvio quanto a espaço e economia. Se refletisse sobre minhas postagens, adequaria minhas opiniões pueris a públicos mais inteligentes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: